segunda-feira, 17 de maio de 2010

História

A origem do vitral, segundo historiadores, remonta à Idade Média, onde fragmentos do século IX, do rosto de Jesus, foram encontrados na Alemanha.
Foram muito utilizados neste período, com o objetivo de catequizar o povo por meio de cenas, imagens e símbolos, além de transmitir a sensação de harmonia etérea através da luminosidade das cores.
A partir do século XIX é que o vitral foi desvinculado da abordagem religiosa e passou a ser explorado como elemento decorativo.
Hoje o desenvolvimento neste setor permite ao vitral um lugar de destaque em projetos arquitetônicos.
A produção do vitral é essencialmente a mesma de séculos atrás, salvo algumas inovações.
O vitral alia tradição, criatividade e design, atendendo desta forma a todas as necessidades, resultando em soluções para diferentes ambientes.

Dúvidas Frequentes

Espessura do vitral em chumbo?

O vitral em chumbo possui 6mm de espessura, mais 4 mm de vidro incolor liso externo para a proteção, somando neste caso padrão 10mm. Ainda existem casos onde as medidas da peça necessitam de duas chapas de vidro de proteção, interno e externo, para evitar abaulamento, dando mais segurança e firmeza ao vitral.

Espessura do vitral em mosaico?

O vitral em mosaico leva a placa de base incolor pontilhado de 4mm mais a segunda camada de cacos de vidro coloridos de 4mm, totalizando 8mm, salvo exceções, o vitral em mosaico não leva vidro de proteção. As bases podem variar de espessura (8mm e 10mm)mediante necessidade de segurança ou medidas do cliente.

O vitral é eterno?

Sim, se conservado corretamente e não sofrendo agressões. Para manter seu vitral limpe somente com pano úmido, não jogue água, evite bater com força portas e janelas. Mantenha sempre travadas quando abertas. Se seu caixilho começar rente ao piso procure fazer o vitral a no mínimo 20 cm do chão evitando que ocorram danos na limpeza do local. Em caso de portas sugerimos almofadas de no mínimo 15 cm para proteção.


O vitral é frágil?

Não, o vitral não é frágil, tem oito mm de espessura e acomodado em estrutura adequada não ocorrerá nenhum problema. Além disso, pode ser utilizado vidro de proteção para o lado externo ou até mesmo do lado externo e interno.


Qual a durabilidade do vitral?

Sua durabilidade é eterna desde que o mesmo não seja exposto a nenhuma situação de risco (caixilharia adequada, peças no tamanho adequado ao vão, objetos não podem ser arremessados no vitral, etc).


O vitral em mosaico tem a qualidade inferior ao chumbo?

Qualidade e a durabilidade é a mesma, os vidros utilizados no mosaico são os mesmos utilizados no chumbo, a diferença esta que na técnica do mosaico os cacos de vidros são colados sobre uma base de vidro e na técnica do chumbo os vidros são unidos pelo chumbo.


O vitral em chumbo e mosaico é apreciado (vistos) apenas do lado interno do ambiente?

Não, tanto a técnica do mosaico quanto ao chumbo podem ser visto de ambos os lados (interno e externo) o que difere é a iluminação.
Com a iluminação natural (durante o dia) a beleza do vitral fica voltada para o lado interno, e durante a noite, onde o ambiente interno fica iluminado artificialmente, à beleza do vitral fica voltada para o lado externo. O vitral não fica escuro de um dos lados, é simplesmente o efeito da iluminação, o mesmo pode ser apreciado de ambos os lados.


O vidro de proteção é importante?

Sim, além da segurança que dará ao seu vitral, com o vidro de proteção é possível fazer os vitrais em peças maiores, e auxilia muito na limpeza, pois é muito prático limpar um vidro totalmente liso e translúcido. 95% dos vitrais hoje possuem vidros de proteção.


Não quero fazer vão (quebrar a parede) para colocar o vitral, o que faço?

Vitral com caixa de luz ou vitral com vidros opalescentes, adequados a áreas sem iluminação natural.


O vitral precisa de luz, seja natural ou artificial?

Sim, o jogo de cores e as texturas do vidro têm o seu efeito a partir da iluminação, a qual transmite a luz através dos vidros, os quais pela sua translucidez dão um efeito todo especial ao seu ambiente.
A iluminação pode ser natural ou artificial.


O meu espaço tem pouca iluminação natural, e não é possível utilizar
iluminação artificial, posso colocar um vitral?

Sim, é possível fazer vitral com vidros opalescentes.


É possível fazer um vitral curvo?

Sim, na técnica do chumbo, utilizando-se de vários filetes de chumbo para fazer a curvatura de acordo com o vão onde o mesmo será fixado.


O vitral é caro? Será que terei o dinheiro suficiente.

O vitral não é caro, pois se trata de uma obra de arte, a qual tem o seu valor, com criatividade e bom gosto é possível criar soluções adequadas ao seu orçamento, trabalhando em área reduzida ou mesclando vidros nacionais e importados na composição do seu vitral, etc.

Mosaicos









Vitrais